Centro de Artes e Esportes Unificado deve ser inaugurado em julho
Um dos maiores equipamentos públicos de lazer, cultura e entretenimento do sul da Bahia deve ser entregue pela Prefeitura de Itabuna no próximo dia 28 de julho, durante as comemorações de aniversário do município. Trata-se do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), que está sendo construído em uma área três de mil metros quadrados no Urbis IV e cujas obras estão em ritmo acelerado.
De acordo com o engenheiro da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Cláudio Souza da Silva, as obras nos blocos I e II estão quase concluídas. Atualmente estão sendo realizados os serviços elétricos, retoques, colocação de portas e pintura dos prédios, além do piso e gesso do teto do auditório. Na área externa já foi iniciada a construção da pista para caminhada e atletismo e estão na reta final as obras da quadra poliesportiva e da pista de skate.
Segundo Cláudio Souza, nos próximos 60 dias serão iniciadas as obras de pavimentação de cerca de 500 metros de extensão entre os dois blocos e concluída a pista de caminhada e atletismo. “As obras na área interna estão na fase de acabamento. Já na área externa, o andamento do trabalho depende das condições climáticas. Mas estão dentro do prazo de conclusão, que é de 12 meses”, explica o engenheiro da Sedur.
Equipamentos - Além do Urbis IV, o CEU beneficiará moradores dos bairros Nova Itabuna, Sinval Palmeira, Lomanto, Maria Matos, Morumbi, Ferradas, Nova Ferradas, Nova Ferradas II, Nova Esperança, Odilon e Santa Catarina. O equipamento contará com uma quadra de esportes coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, equipamentos sócioassistenciais, a exemplo de serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O CEU contará ainda com biblioteca, telecentro, cine-auditório/cineteatro com capacidade para 60 pessoas e salas de aula, de reuniões e para oficinas. Somente na compra de livros serão investidos mais R$ 60 mil. “Essa é uma das maiores conquistas para o Urbis IV e para moradores dos bairros vizinhos. Estamos acompanhando de perto o andamento da obra”, diz Sílvio Ribeiro Queiroz, morador do Urbis IV, há 27 anos.
Já o morador Genivaldo Oliveira Santos conta que a expectativa para a inauguração muito é grande. Ele lembra que o espaço vai possibilitar opção de lazer para pessoas de todas as faixas etárias. “Vamos contar com cinema e teatro muito perto de casa. Além disso, serão oferecidos muitos serviços na área de assistência social”, destaca. A obra é uma parceria da Prefeitura de Itabuna com o Ministério da Cultura. Estão sendo investidos cerca de R$ 1,9 milhão nas obras e aquisição de equipamentos.